Neste artigo irei abordar como é possível treinar a fáscia no Pilates. Duas técnicas incríveis, que irão beneficiar seus alunos. Vou abordar o que é fáscia, seus benefícios e porque ela é tão importante. Além disso, vou contar um pouco sobre o nascimento do Fascial Pilates.

A fáscia

A fáscia é um tecido que nos recobre da cabeça aos pés, ininterruptamente, tridimensionalmente, e que conecta  todas as nossas estruturas. Ela reveste músculos, vísceras, vasos, artérias, ossos. Ela está presente em todo nosso corpo, conferindo elasticidade a ele, graças ao colágeno; e elasticidade implica em liberdade de movimento. A fáscia transmite força de um lugar para o outro, conservando energia.

Por muito anos foi ignorada nas aulas de anatomia. Tom Findley, um grande estudioso da fáscia costuma dizer que a "fáscia era tudo aquilo que não víamos nas aulas de anatomia". Ela era sempre descartada e ia parar no lixo.

Porém, nos últimos anos ela ganhou notoriedade, justamente pela sua grande  importância.

Costumam dizer que hoje ela é a "Cinderela" do mundo científico.

A boa noticia é :  a fáscia é treinável.

Por que a fáscia é tão importante?


  • Ela é nosso maior órgão sensorial. Nelas estão grandes quantidades de receptores, mais de 100 milhões.
  • A fáscia trabalha em sinergia com o músculo. Em todo movimento temos a ação de músculo e fáscia conjuntamente. Ela potencializa a ação muscular.
  • Ela conserva energia, principalmente em seus tendões. Energia que será utilizada na corrida, nos saltos, na própria marcha.
  • Ela confere elasticidade ao corpo.

No treinamento da fáscia, conseguimos, através de exercícios específicos, treinar esse tecido.

Treinamento da Fáscia


Quais são os pilares de treinamento da fáscia:

  • Hidratação: uma fáscia saudável tem que ser hidratada. Como conseguimos isso? Através de exercícios específicos.
  • Multi direção: exercícios que contemplam multi direção estimulam a produção de colágeno; portanto, são importantes para a fáscia.
  • Efeito catapulta: treino no qual pode se armazenar energia na fáscia e permitir uma corrida com menos gasto energético. Curiosidade: os cangurus armazenam energia em suas fáscias (tendões), permitindo saltos de grande amplitude.
  • Balanço: exercícios com balanços específicos.

Ao longo do tempo, após fazer tantos cursos de Treinamento Fascial no Brasil e Europa, deparei-me com a necessidade de aplicar esse tipo de treino nas minhas aulas de Pilates. Foi aí que surgiu o Fascial Pilates.

O que é Fascial Pilates?


Fascial Pilates é justamente aplicar os princípios de treinamento da fáscia no ambiente de Pilates. Trata-se de unir duas técnicas incríveis: Pilates e treinamento da fáscia.

O Pilates já  é uma técnica que contempla muito o trabalho de grandes cadeias miofascias. Arrisco-me até em dizer que se Joseph Pilates fosse vivo, ele seria um grande amigo do Tom Myers.

Se você quer saber um pouco mais sobre essa técnica, ofereço cursos presenciais pelo Brasil e Europa e curso online.

Saber como treinar sua fáscia é algo extremamente atual e necessário.

Seguimos conectados e em movimento.